Você conhece os tipos de dependência química e seus sintomas?

A dependência química está relacionada ao uso excessivo de determinadas substâncias, as quais causam vários tipos de problemas. Entre eles, podemos destacar as mudanças comportamentais, a compulsão pela droga, problemas psicológicos e de relacionamento social e familiar.

Consequências da dependência de substâncias químicas

Milhões de famílias brasileiras possuem algum ente querido que seja dependente de, pelo menos, um tipo de droga. O álcool, o cigarro, a cocaína, o LSD, a maconha, o crack, o êxtase e outros alucinógenos são utilizados por eles. Com isso, o cérebro sofre alterações que causam transtornos mentais e no comportamento dessas pessoas.

Dessa forma, o uso nocivo provoca a abstinência por essas substâncias, o que causa ansiedade, suor excessivo e a perda de seu domínio próprio. Quando a pessoa não está usando a droga, ela começa a ter alucinações, ficando irritada e fora de si. Logo, sente necessidade de voltar a consumi-la novamente para tentar aliviar aquela sensação de angústia e aflição.

Muitos jovens são influenciados por más amizades a utilizarem essas substâncias psicoativas. Os colegas oferecem essas drogas no colégio, na faculdade e em outros ambientes de convívio e interação social. Uma parcela deles esconde dos pais ou responsáveis a sua abstinência química.

Porém, eles transmitem sintomas que servem como sinais de que algo está errado com eles, sendo necessário procurar ajuda especializada. A perda do rendimento escolar, a falta de higiene, distúrbios psíquicos, inquietude, olhos avermelhados são exemplos claros disso.

Além dos sintomas já citados ao longo do texto, outros também podem ser observados. A depressão, o nervosismo, o desejo de suicídio, o isolamento social e mudanças de personalidade são cada vez mais comuns. Em muitos casos, também começam a ter atitudes agressivas e a se envolverem no mundo do crime.

Normalmente, os jovens que apresentam esses sintomas podem estar consumindo algum tipo de entorpecente. Outras situações que influenciam isso são problemas sentimentais, financeiros, familiares, bem como na saúde dele próprio ou de alguém próximo. Por isso, os pais devem se atentar para os que pertencem ao núcleo familiar e que apresentam esses indícios de dependência.

Eles demoram em perceber os danos causados pelo seu vício. Alguns já tentaram parar, porém, não conseguiram vencer sozinhos essa situação. Outros apresentam uma maior resistência com relação aos tratamentos que visam interromper o uso das substâncias e tratar a doença.

Isso acontece porque as drogas trazem uma falsa sensação de atenuação dos problemas vividos. Logo, a família deve acolhê-los em vez de discriminá-los, dando o devido suporte para que eles possam se recuperar. Precisa haver a orientação necessária para que a família possa trazer uma solução para esse problema.

A clínica de reabilitação Emunah trata de forma intensiva a dependência química, não apenas deixando a pessoa longe da droga. Contudo, desenvolvemos as habilidades sociais, assim como trazemos uma nova perspectiva de vida através de novos hábitos e crenças – tudo para proporcionar a mudança completa na vida dos que atualmente estão sendo escravizados pelos mais variadas substâncias.

Nossa equipe possui funcionários qualificados de várias áreas, que juntos nos diferenciam nos tipos de atendimento ao público. Temos consultas psiquiátricas e psicológicas e atividades terapêuticas que proporcionam a recolocação do seu familiar na sociedade, de maneira diferenciada e eficaz. Acesse o nosso site e saiba mais como funciona a nossa clínica de recuperação.

Ver mais novidades